O Grupo de Pesquisa em Educação Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo GEPEQ-IQUSP (2003), Giordan (1999) e outros, discorrem que a utilização de alguns dos momentos de aula para a experimentação no Ensino de Química muito pode contribuir para uma boa aprendizagem dos estudantes, a partir do momento que conceitos e leis da Química sejam abordados a partir de um contexto real. Diante disso, refletindo acerca da necessidade da utilização de novas estratégias e/ou metodologias de ensino, se chegou à proposta do projeto “Experimenta - Ação”, o qual destaca a importância de se utilizar a experimentação investigativa como estratégia pedagógica nas aulas de Química, em turmas de segunda série do ensino médio inseridas no Programa de Educação Integral (ProEI) do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). A proposta, por meio de sua abordagem, consistiu em trabalhar os conceitos e leis da Química de forma significativa, ou seja, partindo do contexto real dos estudantes, fomentando, desse modo, alguns dos objetivos propostos com o Campo de Integração Curricular (CIC), dos quais se pode destacar, segundo Brasil (2016), a integração entre teoria e prática. Os estudantes conceberam muito bem a proposta de experimento investigativo desenvolvido com o projeto, contudo, não se comprometeram com algumas de suas etapas relevantes para delineamento e cognição do problema em questão. Essa falta, de certo modo, contribuiu com o distanciamento dos estudantes frente ao objetivo da atividade experimental proposta. Em vista disso, portanto, a experimentação investigativa, reduziu-se a um mero experimento demonstrativo.