Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO: A SIMBOLOGIA NA NOVELA A BOLSA AMARELA DE LYGIA BOJUNGA

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SIMBOLOGIA, NOVELA Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47752
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1334
    "inscrito_id" => 5790
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO: A SIMBOLOGIA NA NOVELA A BOLSA AMARELA DE LYGIA BOJUNGA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar, na interpretação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a compreensão dos elementos simbólicos presentes na novela A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Uma vez que este tipo de literatura desperta a fantasia no leitor, permite-lhe aperfeiçoar suas potencialidades críticas, sensibilidade afetiva, promovendo a inclusão social, concedida pela variedade de símbolos que compõem esta obra e abrindo caminhos para a reflexão.  Propõe-se um trabalho de leitura literária prazerosa, um desafio a se concretizar, na disciplina Língua Portuguesa, na qual será abordar a referida obra integralmente. A seleção dessa novela, clássico da literatura infanto-juvenil, levou em consideração a realidade sociocultural dos estudantes, abordando questões atuais como conflitos com a família e consigo mesmo, valorizando o indivíduo com suas diferenças, possibilitando o amadurecimento do jovem leitor, consentindo seu reconhecimento como pessoa, equilibrando o real e o maravilhoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante, de método interpretativo, tendo como principais contribuições teóricas referentes à leitura, letramento literário, novela literária e simbologia: Lajolo (2000); Cosson (2016); Colomer (2003); Zilberman (2012); Moisés (2006); Aguiar e Bordini (1988); Todorov (2014); entre outros. O corpus da pesquisa será constituído pela compreensão da obra e da simbologia presente nela, e a análise de dez diários de leitura produzidos pelos alunos leitores. Os resultados desse estudo permitirão saber se os discentes ampliaram sua visão de mundo através do letramento literário, tornando-se produtores de textos e leitores críticos, autores de sua própria história e de seus personagens."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SIMBOLOGIA, NOVELA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5790_04092018200807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJANE MORAES DE LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NADJANE MORAES DE LIMA E SILVA"
    "autor_email" => "nadjanemoraes5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47752
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1334
    "inscrito_id" => 5790
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO: A SIMBOLOGIA NA NOVELA A BOLSA AMARELA DE LYGIA BOJUNGA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar, na interpretação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a compreensão dos elementos simbólicos presentes na novela A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Uma vez que este tipo de literatura desperta a fantasia no leitor, permite-lhe aperfeiçoar suas potencialidades críticas, sensibilidade afetiva, promovendo a inclusão social, concedida pela variedade de símbolos que compõem esta obra e abrindo caminhos para a reflexão.  Propõe-se um trabalho de leitura literária prazerosa, um desafio a se concretizar, na disciplina Língua Portuguesa, na qual será abordar a referida obra integralmente. A seleção dessa novela, clássico da literatura infanto-juvenil, levou em consideração a realidade sociocultural dos estudantes, abordando questões atuais como conflitos com a família e consigo mesmo, valorizando o indivíduo com suas diferenças, possibilitando o amadurecimento do jovem leitor, consentindo seu reconhecimento como pessoa, equilibrando o real e o maravilhoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante, de método interpretativo, tendo como principais contribuições teóricas referentes à leitura, letramento literário, novela literária e simbologia: Lajolo (2000); Cosson (2016); Colomer (2003); Zilberman (2012); Moisés (2006); Aguiar e Bordini (1988); Todorov (2014); entre outros. O corpus da pesquisa será constituído pela compreensão da obra e da simbologia presente nela, e a análise de dez diários de leitura produzidos pelos alunos leitores. Os resultados desse estudo permitirão saber se os discentes ampliaram sua visão de mundo através do letramento literário, tornando-se produtores de textos e leitores críticos, autores de sua própria história e de seus personagens."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SIMBOLOGIA, NOVELA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5790_04092018200807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJANE MORAES DE LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NADJANE MORAES DE LIMA E SILVA"
    "autor_email" => "nadjanemoraes5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, na interpretação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a compreensão dos elementos simbólicos presentes na novela A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Uma vez que este tipo de literatura desperta a fantasia no leitor, permite-lhe aperfeiçoar suas potencialidades críticas, sensibilidade afetiva, promovendo a inclusão social, concedida pela variedade de símbolos que compõem esta obra e abrindo caminhos para a reflexão. Propõe-se um trabalho de leitura literária prazerosa, um desafio a se concretizar, na disciplina Língua Portuguesa, na qual será abordar a referida obra integralmente. A seleção dessa novela, clássico da literatura infanto-juvenil, levou em consideração a realidade sociocultural dos estudantes, abordando questões atuais como conflitos com a família e consigo mesmo, valorizando o indivíduo com suas diferenças, possibilitando o amadurecimento do jovem leitor, consentindo seu reconhecimento como pessoa, equilibrando o real e o maravilhoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante, de método interpretativo, tendo como principais contribuições teóricas referentes à leitura, letramento literário, novela literária e simbologia: Lajolo (2000); Cosson (2016); Colomer (2003); Zilberman (2012); Moisés (2006); Aguiar e Bordini (1988); Todorov (2014); entre outros. O corpus da pesquisa será constituído pela compreensão da obra e da simbologia presente nela, e a análise de dez diários de leitura produzidos pelos alunos leitores. Os resultados desse estudo permitirão saber se os discentes ampliaram sua visão de mundo através do letramento literário, tornando-se produtores de textos e leitores críticos, autores de sua própria história e de seus personagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.