O presente estudo tem como objetivo delinear a sistematização e operacionalização do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura à distância, do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal do Piauí. Apresentamos como o Estágio Supervisionado se apresenta em quatro cursos de licenciatura do CEAD/UFPI, sendo eles: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia. A pesquisa é fruto da dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Foi realizada com base nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação docente da EaD e nas legislações vigentes, bem como, a luz dos teóricos da área, sendo do tipo qualitativa e documental (OLIVEIRA, 2012; FONSECA, 2002). Identificamos que a proposta do Estágio Supervisionado dos cursos investigados esta em consonância com as legislações vigentes, que organiza e operacionaliza sua atuação no Brasil. Isso significa que, o Estágio Supervisionado, seja na modalidade presencial ou à distância, é um componente essencial na formação de professores, sendo um momento decisivo para a formação crítica e reflexiva do professor e para a construção dos saberes adquiridos com a prática. Através da mediação didático-metodológica e da utilização das TICs, é possível superar a distância no tempo e espaço em que acontecem os processos formativos na EaD. O estudo surge, ainda, como contribuição para uma compreensão maior acerca do Estágio Supervisionado na Formação Docente no âmbito da CEAD/UFPI, no que se refere a operacionalização deste, tendo em vista, as diferentes configurações que regem a formação de professores no ensino a distância.