Impulsionados pelos avanços tecnológicos e científicos, os cursos de engenharia foram se proliferando pelo Brasil. Com muitos cursos sendo criados a todo o momento, torna-se muito difícil acompanhar a qualidade dos mesmos. No entanto, a baixa qualidade de algumas instituições não é o único problema que pode interferir na formação dos engenheiros, o tempo extraclasse para os estudos e o número de reprovados e evadidos em disciplinas específicas, como Desenho Técnico são outros fatores que preocupam. Muitos alunos apresentam pouca habilidade espacial, habilidade requerida para a disciplina de Desenho e que vem sendo pouco desenvolvida no ensino médio, já que cada vez menos escolas particulares e públicas vêm abordando em seus currículos conteúdos de Desenho e Geometria. O objetivo deste artigo é analisar o perfil e o desempenho de estudantes de engenharia na disciplina de desenho técnico. Para tal, foi realizado um estudo exploratório em três turmas cursando o mesmo semestre de um centro universitário particular. Ao todo, foram 73 alunos que participaram da amostra, distribuídos em cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. Todas as turmas fizeram a mesma avaliação, abordando o mesmo conteúdo que foi ministrado na mesma carga horária. Os principais resultados mostraram que o desempenho dos alunos é pior no início da disciplina de Desenho Técnico, mas melhora até o final. Além disso, a maioria dos participantes reserva até 1 hora de estudo por semana o que pode ser pouco para o desenvolvimento da habilidade, já que Desenho é uma disciplina com abordagem prática e não somente teórica.