ANÁLISE DO PERFIL E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46322 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4069 "inscrito_id" => 10548 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO" "resumo" => "Impulsionados pelos avanços tecnológicos e científicos, os cursos de engenharia foram se proliferando pelo Brasil. Com muitos cursos sendo criados a todo o momento, torna-se muito difícil acompanhar a qualidade dos mesmos. No entanto, a baixa qualidade de algumas instituições não é o único problema que pode interferir na formação dos engenheiros, o tempo extraclasse para os estudos e o número de reprovados e evadidos em disciplinas específicas, como Desenho Técnico são outros fatores que preocupam. Muitos alunos apresentam pouca habilidade espacial, habilidade requerida para a disciplina de Desenho e que vem sendo pouco desenvolvida no ensino médio, já que cada vez menos escolas particulares e públicas vêm abordando em seus currículos conteúdos de Desenho e Geometria. O objetivo deste artigo é analisar o perfil e o desempenho de estudantes de engenharia na disciplina de desenho técnico. Para tal, foi realizado um estudo exploratório em três turmas cursando o mesmo semestre de um centro universitário particular. Ao todo, foram 73 alunos que participaram da amostra, distribuídos em cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. Todas as turmas fizeram a mesma avaliação, abordando o mesmo conteúdo que foi ministrado na mesma carga horária. Os principais resultados mostraram que o desempenho dos alunos é pior no início da disciplina de Desenho Técnico, mas melhora até o final. Além disso, a maioria dos participantes reserva até 1 hora de estudo por semana o que pode ser pouco para o desenvolvimento da habilidade, já que Desenho é uma disciplina com abordagem prática e não somente teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESENHO TÉCNICO, ENSINO MÉDIO, DESEMPENHO, GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10548_17092018171743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS MENDES GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCUS V M GOMES" "autor_email" => "mviniciusg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46322 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4069 "inscrito_id" => 10548 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO" "resumo" => "Impulsionados pelos avanços tecnológicos e científicos, os cursos de engenharia foram se proliferando pelo Brasil. Com muitos cursos sendo criados a todo o momento, torna-se muito difícil acompanhar a qualidade dos mesmos. No entanto, a baixa qualidade de algumas instituições não é o único problema que pode interferir na formação dos engenheiros, o tempo extraclasse para os estudos e o número de reprovados e evadidos em disciplinas específicas, como Desenho Técnico são outros fatores que preocupam. Muitos alunos apresentam pouca habilidade espacial, habilidade requerida para a disciplina de Desenho e que vem sendo pouco desenvolvida no ensino médio, já que cada vez menos escolas particulares e públicas vêm abordando em seus currículos conteúdos de Desenho e Geometria. O objetivo deste artigo é analisar o perfil e o desempenho de estudantes de engenharia na disciplina de desenho técnico. Para tal, foi realizado um estudo exploratório em três turmas cursando o mesmo semestre de um centro universitário particular. Ao todo, foram 73 alunos que participaram da amostra, distribuídos em cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. Todas as turmas fizeram a mesma avaliação, abordando o mesmo conteúdo que foi ministrado na mesma carga horária. Os principais resultados mostraram que o desempenho dos alunos é pior no início da disciplina de Desenho Técnico, mas melhora até o final. Além disso, a maioria dos participantes reserva até 1 hora de estudo por semana o que pode ser pouco para o desenvolvimento da habilidade, já que Desenho é uma disciplina com abordagem prática e não somente teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESENHO TÉCNICO, ENSINO MÉDIO, DESEMPENHO, GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10548_17092018171743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS MENDES GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCUS V M GOMES" "autor_email" => "mviniciusg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }