A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma peculiaridade que requer uma prática
pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências. Esse trabalho relata uma vivência em sala de
aula com doze alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de
soluções foi ministrado de forma tradicional (quadro e apagador), numa aula de 50 minutos. Num
segundo momento, o software phET da Universidade do Colorado (EUA) foi utilizado como
laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções com alguns solutos e água como
solvente. O ambiente utilizado foi o laboratório de informática da escola. Após as duas aulas, um
questionário foi aplicado com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma
análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química ,
além da constatação do aprendizado significativo. A inclusão digital foi obser vada na prática
pedagógica proposta, visto que o laboratório de informática tinha sido usado por 25% dos estudantes
pesquisados. Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica com o uso do
laboratório virtual a partir do software phET. Observou-se a importância da prática pedagógica na
turma do EJA, modalidade à s vezes esquecida pela literatura, pelos gestores públicos e pelos
profissionais da educação.