A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE
SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45986 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 8201 "titulo" => """ A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE \r\n SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => """ A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma peculiaridade que requer uma prática \r\n pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências. Esse trabalho relata uma vivência em sala de \r\n aula com doze alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de \r\n soluções foi ministrado de forma tradicional (quadro e apagador), numa aula de 50 minutos. Num \r\n segundo momento, o software phET da Universidade do Colorado (EUA) foi utilizado como \r\n laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções com alguns solutos e água como \r\n solvente. O ambiente utilizado foi o laboratório de informática da escola. Após as duas aulas, um \r\n questionário foi aplicado com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma \r\n análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química , \r\n além da constatação do aprendizado significativo. A inclusão digital foi obser vada na prática \r\n pedagógica proposta, visto que o laboratório de informática tinha sido usado por 25% dos estudantes \r\n pesquisados. Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica com o uso do \r\n laboratório virtual a partir do software phET. Observou-se a importância da prática pedagógica na \r\n turma do EJA, modalidade à s vezes esquecida pela literatura, pelos gestores públicos e pelos \r\n profissionais da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, PHET SIMULAÇÃO, SOFTWARE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8201_17092018132421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELVIA SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELVIA" "autor_email" => "kelviauepb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45986 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 8201 "titulo" => """ A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE \r\n SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => """ A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma peculiaridade que requer uma prática \r\n pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências. Esse trabalho relata uma vivência em sala de \r\n aula com doze alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de \r\n soluções foi ministrado de forma tradicional (quadro e apagador), numa aula de 50 minutos. Num \r\n segundo momento, o software phET da Universidade do Colorado (EUA) foi utilizado como \r\n laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções com alguns solutos e água como \r\n solvente. O ambiente utilizado foi o laboratório de informática da escola. Após as duas aulas, um \r\n questionário foi aplicado com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma \r\n análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química , \r\n além da constatação do aprendizado significativo. A inclusão digital foi obser vada na prática \r\n pedagógica proposta, visto que o laboratório de informática tinha sido usado por 25% dos estudantes \r\n pesquisados. Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica com o uso do \r\n laboratório virtual a partir do software phET. Observou-se a importância da prática pedagógica na \r\n turma do EJA, modalidade à s vezes esquecida pela literatura, pelos gestores públicos e pelos \r\n profissionais da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, PHET SIMULAÇÃO, SOFTWARE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8201_17092018132421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELVIA SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KELVIA" "autor_email" => "kelviauepb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }