Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EJA, ENSINO DE QUÍMICA, PHET SIMULAÇÃO, SOFTWARE Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45986
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3912
    "inscrito_id" => 8201
    "titulo" => """
      A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE \r\n
      SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      A Educação  de Jovens  e  Adultos (EJA) possui  uma  peculiaridade  que requer uma prática \r\n
      pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências.  Esse trabalho  relata  uma vivência  em sala de \r\n
      aula com  doze  alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de \r\n
      soluções  foi  ministrado  de  forma  tradicional  (quadro  e  apagador),  numa  aula  de  50  minutos.  Num \r\n
      segundo  momento,  o  software  phET  da  Universidade  do  Colorado  (EUA)  foi  utilizado  como \r\n
      laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções  com alguns solutos e água como \r\n
      solvente.  O  ambiente  utilizado  foi  o  laboratório  de  informática  da  escola.   Após  as  duas  aulas,  um \r\n
      questionário foi aplicado  com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma \r\n
      análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química , \r\n
      além  da  constatação  do  aprendizado  significativo.  A  inclusão  digital  foi  obser vada  na  prática \r\n
      pedagógica  proposta, visto que o laboratório de  informática tinha sido usado por 25% dos estudantes \r\n
      pesquisados.  Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica  com o  uso do \r\n
      laboratório  virtual  a  partir  do  software  phET.  Observou-se  a  importância  da  prática  pedagógica  na \r\n
      turma  do  EJA,  modalidade  à s  vezes  esquecida  pela  literatura,  pelos  gestores  públicos  e  pelos \r\n
      profissionais da educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, PHET SIMULAÇÃO, SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8201_17092018132421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIA SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELVIA"
    "autor_email" => "kelviauepb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45986
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3912
    "inscrito_id" => 8201
    "titulo" => """
      A INSERÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ESTUDO DE \r\n
      SOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      A Educação  de Jovens  e  Adultos (EJA) possui  uma  peculiaridade  que requer uma prática \r\n
      pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências.  Esse trabalho  relata  uma vivência  em sala de \r\n
      aula com  doze  alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de \r\n
      soluções  foi  ministrado  de  forma  tradicional  (quadro  e  apagador),  numa  aula  de  50  minutos.  Num \r\n
      segundo  momento,  o  software  phET  da  Universidade  do  Colorado  (EUA)  foi  utilizado  como \r\n
      laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções  com alguns solutos e água como \r\n
      solvente.  O  ambiente  utilizado  foi  o  laboratório  de  informática  da  escola.   Após  as  duas  aulas,  um \r\n
      questionário foi aplicado  com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma \r\n
      análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química , \r\n
      além  da  constatação  do  aprendizado  significativo.  A  inclusão  digital  foi  obser vada  na  prática \r\n
      pedagógica  proposta, visto que o laboratório de  informática tinha sido usado por 25% dos estudantes \r\n
      pesquisados.  Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica  com o  uso do \r\n
      laboratório  virtual  a  partir  do  software  phET.  Observou-se  a  importância  da  prática  pedagógica  na \r\n
      turma  do  EJA,  modalidade  à s  vezes  esquecida  pela  literatura,  pelos  gestores  públicos  e  pelos \r\n
      profissionais da educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, PHET SIMULAÇÃO, SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8201_17092018132421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIA SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELVIA"
    "autor_email" => "kelviauepb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma peculiaridade que requer uma prática pedagógica diferenciada, sobretudo na área de ciências. Esse trabalho relata uma vivência em sala de aula com doze alunos do EJA no município de Pedra Lavrada no estado da Paraíba. O conteúdo de soluções foi ministrado de forma tradicional (quadro e apagador), numa aula de 50 minutos. Num segundo momento, o software phET da Universidade do Colorado (EUA) foi utilizado como laboratório virtual de química e foi proposto a preparação de soluções com alguns solutos e água como solvente. O ambiente utilizado foi o laboratório de informática da escola. Após as duas aulas, um questionário foi aplicado com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem e a partir de uma análise qualitativa e quantitativa foi observado o maior interesse dos estudantes pela aula de química , além da constatação do aprendizado significativo. A inclusão digital foi obser vada na prática pedagógica proposta, visto que o laboratório de informática tinha sido usado por 25% dos estudantes pesquisados. Os estudantes aprovaram a aula de química no laboratório de informá tica com o uso do laboratório virtual a partir do software phET. Observou-se a importância da prática pedagógica na turma do EJA, modalidade à s vezes esquecida pela literatura, pelos gestores públicos e pelos profissionais da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.