Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA POTIGUAR: UMA DESCONHECIDA ENTRE ALUNOS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN

Palavra-chaves: LITERATURA POTIGUAR, ENSINO MÉDIO, IDENTIDADE, CULTURA Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47783
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2545
    "inscrito_id" => 5702
    "titulo" => "LITERATURA POTIGUAR: UMA DESCONHECIDA ENTRE ALUNOS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "resumo" => "É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. O presente trabalho surgiu da necessidade de se investigar como a Literatura Potiguar está inserida no contexto de leituras dos jovens da Região do Trairi/RN. O objetivo do trabalho é identificação de conhecimentos de obras e escritores norte-rio-grandenses entre os alunos ingressantes no Ensino Médio no Campus Santa Cruz no ano letivo de 2017. Os dados obtidos, através de aplicação de questionário, fornecem informações sobre se os sujeitos têm conhecimento sobre Literatura Potiguar, se já leram alguma obra e se sabem o nome de algum escritor. Os resultados demostram a ausência de conhecimento sobre as obras produzidas e escritores do Rio Grande do Norte, e apontam para uma real necessidade de inclusão da Literatura Potiguar nos currículos, e a realização de práticas pedagógicas que favoreçam o conhecimento desses textos literários, possibilitando o pertencimento e valorização de aspectos locais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POTIGUAR, ENSINO MÉDIO, IDENTIDADE, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5702_10092018134327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DANILO DA SILVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS DANILO"
    "autor_email" => "daniloteixeira001@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47783
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2545
    "inscrito_id" => 5702
    "titulo" => "LITERATURA POTIGUAR: UMA DESCONHECIDA ENTRE ALUNOS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "resumo" => "É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. O presente trabalho surgiu da necessidade de se investigar como a Literatura Potiguar está inserida no contexto de leituras dos jovens da Região do Trairi/RN. O objetivo do trabalho é identificação de conhecimentos de obras e escritores norte-rio-grandenses entre os alunos ingressantes no Ensino Médio no Campus Santa Cruz no ano letivo de 2017. Os dados obtidos, através de aplicação de questionário, fornecem informações sobre se os sujeitos têm conhecimento sobre Literatura Potiguar, se já leram alguma obra e se sabem o nome de algum escritor. Os resultados demostram a ausência de conhecimento sobre as obras produzidas e escritores do Rio Grande do Norte, e apontam para uma real necessidade de inclusão da Literatura Potiguar nos currículos, e a realização de práticas pedagógicas que favoreçam o conhecimento desses textos literários, possibilitando o pertencimento e valorização de aspectos locais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POTIGUAR, ENSINO MÉDIO, IDENTIDADE, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID5702_10092018134327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DANILO DA SILVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS DANILO"
    "autor_email" => "daniloteixeira001@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. O presente trabalho surgiu da necessidade de se investigar como a Literatura Potiguar está inserida no contexto de leituras dos jovens da Região do Trairi/RN. O objetivo do trabalho é identificação de conhecimentos de obras e escritores norte-rio-grandenses entre os alunos ingressantes no Ensino Médio no Campus Santa Cruz no ano letivo de 2017. Os dados obtidos, através de aplicação de questionário, fornecem informações sobre se os sujeitos têm conhecimento sobre Literatura Potiguar, se já leram alguma obra e se sabem o nome de algum escritor. Os resultados demostram a ausência de conhecimento sobre as obras produzidas e escritores do Rio Grande do Norte, e apontam para uma real necessidade de inclusão da Literatura Potiguar nos currículos, e a realização de práticas pedagógicas que favoreçam o conhecimento desses textos literários, possibilitando o pertencimento e valorização de aspectos locais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.