O ensino de física dentro da realidade atual está cada vez mais afastado da proposta de cientificidade e contextualização que se espera no Ensino Médio. Os alunos se deparam com conteúdos extensos e fórmulas que muitas vezes não são aplicadas à realidade do aluno. Pensando nisso, obedecendo ao processo de pesquisa-ação este trabalho busca mostrar como proposta de aprimoramento do conhecimento científico o estudo de conteúdos dentro de conceitos presentes na termodinâmica e que são aplicados a artigos científicos na área da indústria, saúde e engenharia. Fazer o aluno perceber no artigo científico os conteúdos de física e ao mesmo tempo interagir com uma realidade tão própria dele. Os artigos foram levados para sala de aula na tentativa de estimular um aluno mais crítico e mais científico e que entenda as demandas e importância dos conceitos físicos nas aplicações do cotidiano. Também, busca-se levar o jovem ao profissionalismo, fazê-lo entender que as ciências não são apenas disciplinas isoladas, mas que em favor de uma sociedade mais atual que vivencie uma ciência interdisciplinar e que a física está presentes em problemas comuns do desenvolver de suas aplicações no dia a dia, desenvolvendo assim, uma formação integral, no desenvolver cognitivo, científico e interpretativo do aluno.