Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química.
Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e
isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à
mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma
escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi
realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e
investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química
(LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano
do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada
em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula
teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo
entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos
estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da
aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de
química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente
significativos.