ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ
EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47269 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 7673 "titulo" => """ ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ \r\n EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO """ "resumo" => """ Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química. \r\n Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e \r\n isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à \r\n mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma \r\n escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi \r\n realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e \r\n investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química \r\n (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da \r\n Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano \r\n do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada \r\n em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula \r\n teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo \r\n entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos \r\n estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da \r\n aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de \r\n química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente \r\n significativos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7673_08092018113428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CLEMENTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima_clementino13@outlo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47269 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 7673 "titulo" => """ ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ \r\n EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO """ "resumo" => """ Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química. \r\n Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e \r\n isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à \r\n mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma \r\n escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi \r\n realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e \r\n investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química \r\n (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da \r\n Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano \r\n do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada \r\n em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula \r\n teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo \r\n entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos \r\n estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da \r\n aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de \r\n química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente \r\n significativos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICA, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7673_08092018113428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CLEMENTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima_clementino13@outlo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }