O presente trabalho discorre sobre uma pesquisa fundamentada na junção dos saberes advindos das disciplinas de Didática I e Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar, presentes no curso de Pedagogia. A investigação objetiva identificar as práticas pedagógicas que propiciam a inclusão na Educação Infantil das crianças com cegueira total sem déficit cognitivo aparente, como também analisa o processo de ensino aprendizagem desenvolvido nesse contexto culturalmente limitado e, por conseguinte investiga a prática literária como recurso efetivo. Partindo da análise documental sobre o processo inclusivo escolar na primeira etapa da educação básica, perpassando por entrevistas com o quadro pedagógico da escola estudada e familiares das crianças cegas envolvidas, análise de registros e documentos legais da instituição escolar e, momentos de observação do fazer pedagógico. Culminando em uma roda de conversa, na qual o diálogo trata sobre as devolutivas oriundas dessa pesquisa, desenvolvida in loco, desdobrada em proposta de intervenção por meio de experiência concreta - atividade lúdico-auditiva - nascente na leitura de livro literário. Fomentando a articulação da inclusão para proporcionar uma aprendizagem significativa a esses infantes em espaço educacional, assim como favorecendo autoavaliações e implementações no currículo e nas práticas pedagógicas.