Este artigo demonstra à perspectiva das Feiras de Ciências enquanto possibilidade de aprendizagem e formação de identidade cientifica no cenário da Educação Básica. Devido ao caráter investigativo exigido, a pesquisa realizada desenha a abordagem da Ciência estabelecida nas Feiras de Ciências, com o intuito de incentivar e estimular a construção do conhecimentos, desenvolver espírito crítico, vocações à pesquisa, experiência significativa no campo sócio científico e possibilitar a compreensão da Ciência nos diferentes níveis de ensino. Sendo objetivo geral, analisar a característica da compreensão científica desencadeada pelo comportamento cognitivo de bolsistas de iniciação científica júnior, selecionados na FECI-TAP/2016. E o objetivo específico, identificar no evento FECI-TAP/2016, a partir dos documentos de autoria desses estudantes (projetos e relatórios), as características da compreensão científica indicadas pelo comportamento cognitivo dos bolsistas de IC júnior. Esta pesquisa de abordagem qualitativa sob o viés do Estudo de Caso, com o uso da análise documental, com dados coletados no Laboratório de Metodologia Científica da Universidade Estadual de Mato Grosso- UNEMAT- Campus de Barra do Bugres- MT, visou compreender a relação da Feira de Ciências do Território do Alto Paraguai - MT com a Compreensão Científica de estudantes dos estudantes participantes do evento, premiados com bolsas de IC júnior. Os dados analisados por meio uma categoria e três subcategorias eleitas (Curiosidade, Criatividade e resolução de problemas), revelaram que além de ser um evento de culminância, FECI-TAP/2016 é uma estratégica metodológica mediadora na Educação que incentiva às atividades científicas por meio da socialização e intercâmbio que realiza.