Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDO

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ALUNO SURDO, ENSINO DE QUÍMICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho designa métodos utilizados para o ensino de química para alunos surdos com perspectivas de melhorias no aprendizado do sujeito surdo. Seguindo visão do ensino em turmas do ensino fundamental e médio, observou-se dificuldades que o professor tem a passar o conteúdo de química, também notou-se a dificuldade de entendimento dos alunos diante o assunto abordado em sala de aula. A maioria das vezes o ensino de química é compreendido de difícil entendimento para aos estudantes, especificamente aos alunos surdos. Mediante isso, os educadores devem buscar a implantar no ensino de química métodos facilitador para o processo de ensino aprendizagem, nessa perspectiva fez-se o uso de uma tabela periódica em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) complementando com o uso da adaptação no jogo UNO popularmente conhecido em sinais de LIBRAS, com a finalidade de obter um ensino adequado a esse grupo de alunos facilitando seu entendimento e interesse nas aulas de química, no jogo aborda o assunto tabela periódica relacionado a química no cotidiano, objetivando em uma aprendizagem qualificada para os alunos surdos e sua inclusão ao ambiente escolar. O mesmo é um jogo com sinais de libras e poderá ser jogado de dois a seis participantes, vai depender da quantidade de alunos que contem a turma, além das cartas numéricas do jogo referente ao conteúdo de química, contem cinco cartas incluídas no baralho que servira de pontuação para a dupla que responder corretamente. O vencedor será aquele que atingir a maior pontuação e a maior quantidade de acertos.

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