Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem, quase sempre é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivências. Dentre as teorias da aprendizagem, focaremos nas teorias behavioristas, que analisam os processos de aprendizagem. O objetivo desse trabalho é verificar na prática a aplicação dos conceitos comportamentais. Ciente de que o processo de aprendizagem se dá por uma variedade de aspectos que se correlacionam. As atividades propostas consistem em investigar como o uso de um estímulo pode subsidiar na formação. Para isso utilizaremos o jogo, pois, exerce uma fascinação sobre as pessoas, que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que constitui uma técnica onde os alunos aprendem brincando; no entanto, queremos deixar claro, que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no processo educativo e por meio dele, pode-se colaborar com a aprendizagem; reforçar conteúdos; promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação.