Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS MOTIVAÇÕES DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE HUMAITÁ AMAZONAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PERMANÊNCIA, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades de Permanência dos alunos em uma escola de Humaitá” defendido no ano 2018 que teve como objetivo compreender os fatores influenciam na permanência dos alunos, analisar as dificuldades de permanência e as estratégias que os alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal da cidade de Humaitá Amazonas enfrentam em seu retorno no âmbito escolar. Com isso, pretendemos apresentar o objetivo específico que é as estratégias de permanência no retorno dos jovens e adultos ao âmbito escolar. Essa modalidade de ensino busca ofertar oportunidade de estudo para as pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade regular, a mesma se tornou obrigatória a partir da Constituição de 1888, porém obteve caminhos com altos e baixos na sua trajetória na Educação para que os cidadãos que tinham a idade acima do permitido pudessem frequentar a escola. A pesquisa é de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas no lócus de uma escola de periferia da cidade de Humaitá através de uma entrevista semiestruturada, com 10 (dez) perguntas relacionadas a experiência de vida de cada participante. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com 10 (dez) alunos das sérias iniciais, 1º ao 5º ano, afim de analisar as motivações que os fizeram retornar a escola. A análise dos dados da pesquisa objetivou a encontrar os fatores motivadores que os alunos buscaram diante de sua jornada escolar onde pudesse se apoiar e enfrentar os obstáculos cotidianos, encontrando assim os fatores: Ascensão social, família, religião e trabalho. Concluímos que os participantes da pesquisa tenham evadido na idade regular por diferentes motivos, retornaram a escola com o intuito de concluir a educação básica e enfrentar as dificuldades, e para isso encontraram motivações para alcançar seus objetivos de vida e realização pessoal.

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