Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SUSTENTABILIDADE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PERNAMBUCANAS

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, CURRÍCULO, ENGENHARIA CIVIL Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      Diante a emergência planetária em que vivemos, destaca-se de forma relevante a importância da sustentabilidade, abordagem que é pauta de discussões na atualidade. Em virtude desse cenário, o referido trabalho tem por propósito analisar a importância desta temática na formação dos engenheiros civis através da análise de currículos e demais documentos tendo por objetivo buscar contextos ambientais e abordagens sustentáveis.\r\n
      Essa interseção entre as duas áreas, que envolve educação voltada para Sustentabilidade e a Educação em Engenharia, nos chama atenção para a responsabilidade socioambiental na formação desses profissionais haja vista, o crescimento da construção civil nos últimos dez anos, que consequentemente reflete no aumento de impactos ambientais e maior produção de resíduos (LEFF, 2001; LOUREIRO, 2012).\r\n
       Para dialogar com nossa pesquisa, os referenciais teóricos versam sobre: ambientalização, crise ambiental, crescimento econômico e impactos ambientais que sinalizam a escassez de recursos e limitação planetária nos remetendo a necessidade de ressignificar à atuação profissional de engenheiros civis pautadas numa perspectiva sustentável (AGOPYAN,2011; PINTO, 2010; CARVALHO, TONIOL, 2010). \r\n
      Enquanto, que para a análise da teoria dos currículos e documentos relacionados endossaremos nossos resultados fundamentando-se juntamente a Gimeno Sacristán(2000).\r\n
      Diante desse cenário, a nossa pergunta de pesquisa é: Como vem sendo incorporada as questões ambientais, em especial a sustentabilidade aos currículos dos cursos em Engenharia Civil numa proposta de responder as demandas que emergem do agravamento dos impactos e questões ambientais?\r\n
      Apresentando por objetivo geral: Investigar nos currículos dos cursos de engenharia civil das instituições públicas de ensino superior, situadas em Pernambuco, suas interfaces relativas à sustentabilidade. Tendo ciência que o termo sustentabilidade juntamente com as expresses: Cidadania, ética, moral, gestão democrática, humanismo, equidade, respeito e diretos humanos estão contidas no art. 2 do PNE 2014, o qual apresenta as diretrizes do PNE e ditam, as diretrizes fundamentais a serem consideradas nos planos dos sistemas de ensino. \r\n
      Com esta pesquisa busca-se a concepção do lugar e da relevância da sustentabilidade, além das demais questões ambientais, em currículos dos cursos de Engenharia Civil.
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      Essa interseção entre as duas áreas, que envolve educação voltada para Sustentabilidade e a Educação em Engenharia, nos chama atenção para a responsabilidade socioambiental na formação desses profissionais haja vista, o crescimento da construção civil nos últimos dez anos, que consequentemente reflete no aumento de impactos ambientais e maior produção de resíduos (LEFF, 2001; LOUREIRO, 2012).\r\n
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      Diante desse cenário, a nossa pergunta de pesquisa é: Como vem sendo incorporada as questões ambientais, em especial a sustentabilidade aos currículos dos cursos em Engenharia Civil numa proposta de responder as demandas que emergem do agravamento dos impactos e questões ambientais?\r\n
      Apresentando por objetivo geral: Investigar nos currículos dos cursos de engenharia civil das instituições públicas de ensino superior, situadas em Pernambuco, suas interfaces relativas à sustentabilidade. Tendo ciência que o termo sustentabilidade juntamente com as expresses: Cidadania, ética, moral, gestão democrática, humanismo, equidade, respeito e diretos humanos estão contidas no art. 2 do PNE 2014, o qual apresenta as diretrizes do PNE e ditam, as diretrizes fundamentais a serem consideradas nos planos dos sistemas de ensino. \r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante a emergência planetária em que vivemos, destaca-se de forma relevante a importância da sustentabilidade, abordagem que é pauta de discussões na atualidade. Em virtude desse cenário, o referido trabalho tem por propósito analisar a importância desta temática na formação dos engenheiros civis através da análise de currículos e demais documentos tendo por objetivo buscar contextos ambientais e abordagens sustentáveis. Essa interseção entre as duas áreas, que envolve educação voltada para Sustentabilidade e a Educação em Engenharia, nos chama atenção para a responsabilidade socioambiental na formação desses profissionais haja vista, o crescimento da construção civil nos últimos dez anos, que consequentemente reflete no aumento de impactos ambientais e maior produção de resíduos (LEFF, 2001; LOUREIRO, 2012). Para dialogar com nossa pesquisa, os referenciais teóricos versam sobre: ambientalização, crise ambiental, crescimento econômico e impactos ambientais que sinalizam a escassez de recursos e limitação planetária nos remetendo a necessidade de ressignificar à atuação profissional de engenheiros civis pautadas numa perspectiva sustentável (AGOPYAN,2011; PINTO, 2010; CARVALHO, TONIOL, 2010). Enquanto, que para a análise da teoria dos currículos e documentos relacionados endossaremos nossos resultados fundamentando-se juntamente a Gimeno Sacristán(2000). Diante desse cenário, a nossa pergunta de pesquisa é: Como vem sendo incorporada as questões ambientais, em especial a sustentabilidade aos currículos dos cursos em Engenharia Civil numa proposta de responder as demandas que emergem do agravamento dos impactos e questões ambientais? Apresentando por objetivo geral: Investigar nos currículos dos cursos de engenharia civil das instituições públicas de ensino superior, situadas em Pernambuco, suas interfaces relativas à sustentabilidade. Tendo ciência que o termo sustentabilidade juntamente com as expresses: Cidadania, ética, moral, gestão democrática, humanismo, equidade, respeito e diretos humanos estão contidas no art. 2 do PNE 2014, o qual apresenta as diretrizes do PNE e ditam, as diretrizes fundamentais a serem consideradas nos planos dos sistemas de ensino. Com esta pesquisa busca-se a concepção do lugar e da relevância da sustentabilidade, além das demais questões ambientais, em currículos dos cursos de Engenharia Civil.

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