Diante a emergência planetária em que vivemos, destaca-se de forma relevante a importância da sustentabilidade, abordagem que é pauta de discussões na atualidade. Em virtude desse cenário, o referido trabalho tem por propósito analisar a importância desta temática na formação dos engenheiros civis através da análise de currículos e demais documentos tendo por objetivo buscar contextos ambientais e abordagens sustentáveis.
Essa interseção entre as duas áreas, que envolve educação voltada para Sustentabilidade e a Educação em Engenharia, nos chama atenção para a responsabilidade socioambiental na formação desses profissionais haja vista, o crescimento da construção civil nos últimos dez anos, que consequentemente reflete no aumento de impactos ambientais e maior produção de resíduos (LEFF, 2001; LOUREIRO, 2012).
Para dialogar com nossa pesquisa, os referenciais teóricos versam sobre: ambientalização, crise ambiental, crescimento econômico e impactos ambientais que sinalizam a escassez de recursos e limitação planetária nos remetendo a necessidade de ressignificar à atuação profissional de engenheiros civis pautadas numa perspectiva sustentável (AGOPYAN,2011; PINTO, 2010; CARVALHO, TONIOL, 2010).
Enquanto, que para a análise da teoria dos currículos e documentos relacionados endossaremos nossos resultados fundamentando-se juntamente a Gimeno Sacristán(2000).
Diante desse cenário, a nossa pergunta de pesquisa é: Como vem sendo incorporada as questões ambientais, em especial a sustentabilidade aos currículos dos cursos em Engenharia Civil numa proposta de responder as demandas que emergem do agravamento dos impactos e questões ambientais?
Apresentando por objetivo geral: Investigar nos currículos dos cursos de engenharia civil das instituições públicas de ensino superior, situadas em Pernambuco, suas interfaces relativas à sustentabilidade. Tendo ciência que o termo sustentabilidade juntamente com as expresses: Cidadania, ética, moral, gestão democrática, humanismo, equidade, respeito e diretos humanos estão contidas no art. 2 do PNE 2014, o qual apresenta as diretrizes do PNE e ditam, as diretrizes fundamentais a serem consideradas nos planos dos sistemas de ensino.
Com esta pesquisa busca-se a concepção do lugar e da relevância da sustentabilidade, além das demais questões ambientais, em currículos dos cursos de Engenharia Civil.