Este trabalho tem como objetivo compreendermos a prática da leitura no ensino de literatura, é caberá a escola estimulas praticas de leitura diversas, levando o aluno a competências de ler, escrever e interpretar os vários gêneros linguísticos. Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando. Incentivar o hábito a leitura significa ampliar a oportunidade de acesso ao livro. Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos educandos deverá proporcionar o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir condições concretas para que o aluno possa construir estruturas que o capacitem para o processo de educação permanente. Com base nessa premissa, a existência de uma biblioteca, no contexto escolar, cria as condições básicas para que o indivíduo constitua o primeiro elo com o capital de conhecimento acumulado ao longo da história, cujo registro tenha-se dado sob a forma do texto escrito. Incentivando dessa forma o contato direto com os livros e consequentemente com a leitura. Por isso esse Projeto consistiu em fazer da Biblioteca um espaço ativo e encantador.