Este trabalho diz respeito ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa em andamento no âmbito do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Ji-Paraná, que tem como objetivo investigar as políticas públicas de Ação Afirmativa de acesso e permanência ao ensino superior público na Universidade Federal de Rondônia direcionadas aos estudantes indígenas após a Lei de Cotas (Lei n. 12.711 de 2012). A pesquisa teve início em marco de 2018 com levantamento dos primeiros dados. A metodologia adotada para a presente pesquisa se aproxima da abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e os instrumentos de coleta de dados adotados são: análise documental, entrevista e pesquisa bibliográfica. A investigação tem por base a análise documental, depoimentos de servidores da administração pública federal (UNIR), de estudantes indígenas da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação da UNIR e representantes de organizações do movimento indígena em Rondônia. Há inúmeras evidências de que ainda há uma enorme invisibilidade indígena no contexto das políticas públicas direcionada aos indígenas da região. Percebe-se que mesmo com um quantitativo de indígenas na Região Amazônica por si só não garante a efetividade de políticas púbicas de acesso ao ensino superior direcionada as populações tradicionais. Neste sentido é necessário analisar as ações afirmativas existentes e de que maneira a UNIR adota procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.