Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, CULTURAL E AMBIENTAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO SERTÃO ALAGOANO

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL, EDUCAÇÃO, SERTÃO ALAGOANO, CURADORIA COMPARTILHADA Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho é resultado do projeto de extensão Memória e História: um inventário do Patrimônio cultural da cidade de Santana do Ipanema/AL, realizado como parte das atividades do Edital PROCCAEXT 2016-2017 e teve como objetivo identificar elementos da cultura e da paisagem da cidade em conjunto com professores e alunos de três escolas locais, com o intuito de promover uma exposição fotográfica na Casa da Cultura do município. Apresentamos agora as principais discussões e resultados da experiência. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico e oficinas com os alunos e professores das escolas, também foi utilizado o manual do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), disponibilizado no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacamos a importância ativa da sociedade civil, especialmente dos educadores e estudantes, no processo de identificação do patrimônio cultural, como forma de estimular o aprendizado em disciplinas no ensino nas escolas.

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