O processo de ensino e aprendizagem desvinculado de significados e as práticas pedagógicas com abordagens tradicionais ainda são temas de discussão recorrente na educação e desde século passado até os dias atuais permeiam as discussões nos cenários educacionais. Nessa perspectiva, objetiva-se nesse estudo discutir e refletir sobre ensino e aprendizagem da matemática partindo da análise de um relato de prática desenvolvido pelo próprio autor. Partindo desse relato, buscou-se observar, refletir e assimilar os conceitos e concepções presentes no mesmo, relacionando-os sob a perspectiva cognitivista da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1980) apresentada aqui principalmente por intermédio de Moreira (1999), além de colaborações de Pelizzari et al.(2002), Silva(2002), Weber e Behrens (2010). Diante desse contexto, Considerou-se a teoria de Ausubel como uma opção positiva para sanar a crítica sobre o modelo de ensino que emerge do relato de prática, considerando as percepções internas descritas (aspectos desfavoráveis do ensino) e as reflexões externas (perspectivas positivas) com base nas teorias e concepções estudadas. Além disso, valoriza-se a reflexão sobre a prática para melhor aperfeiçoamento profissional.