LIMA, Severina Ferreira De et al.. Gestão democrática: avanços, limites e desafios. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47542>. Acesso em: 22/11/2024 00:46
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância da participação dos diversos atores educativos na gestão democrática, na tomada de decisões, e no desenvolvimento e efetivação do trabalho pedagógico da escola pública. Trata-se de um recorte de um estudo com caráter essencialmente bibliográfico e interpretativo. Partindo de breves considerações acerca das experiências da democracia no Brasil, destacamos a participação social como uma prática educativa de formação da cidadania que vem se constituindo no nosso pais e também da gradativa inclusão dos direitos civis, políticos e sociais, originados de históricas lutas. Analisar o processo de democratização escolar, seus avanços e desafios postos, numa sociedade em constante transformação, necessita-se da instauração de uma nova cultura política, a partir da democracia direta, que possibilitará a construção de uma escola pública mais democrática e de qualidade social.