No contexto escolar encontramos inúmeras demandas que surgem a todo momento a partir do trabalho docente que se desenvolve neste espaço. Para tanto, cabe ao professor constantemente reinventar sua prática e a escola seu Projeto Pedagógico para dar vazão a tais demandas. Para tanto, novas abordagens pedagógicas tornam-se colaborativas, pois nem sempre a pedagogia tradicional é capaz de atender tais demandas. Assim, o estudo tem como objetivo analisar os contextos de ensino regular da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF e de uma escola alternativa situada em Brasília, identificando as diferenças, semelhanças e o impacto das diferentes abordagens para a formação moral dos alunos, à fim de utilizar suas potencialidades, repensando uma proposta de ensino mais humanizado. Para o referencial teórico, foram usados autores, como Bourdieu & Champagne (1998), Libâneo (1990) e Gohn (2013). Trata-se de um estudo inicial ainda em andamento, de cunho qualitativo pautado em Godoy (1995) e Creswell (2010) com pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002). O interesse em discutir esse tema surge da curiosidade de compreender qual o impacto das diferentes abordagens pedagógicas na formação moral do sujeito. Os resultados demonstram duas metodologias que apresentam diferenças e semelhanças nas escolas investigadas, sendo que nas escolas SEEDF um processo formal e rigoroso e a segunda proposta parece baseada no rompimento do formalismo do processo educativo. Esta segunda proposta pedagógica valoriza o desenvolvimento do trabalho docente e a aprendizagem significativa.