O projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivros para estudantes cegos” foi vivenciado com estudantes do 7 ano da escola municipal Cônego Costa Carvalho, em Paulista/PE, no ano de 2018. O objetivo do projeto foi aprimorar a leitura oral dos estudantes e desenvolver neles o gosto pela leitura literária. O projeto organizou-se em 6 etapas interdependentes: a) diagnose, momento em que foi possível verificar tanto o desempenho dos alunos na leitura oral, quanto o interesse dos mesmos pela leitura literária; b) pontuação e ritmo de leitura, fase em que os alunos puderam vivenciar práticas de linguagem que visaram habilitá-los para o necessário respeito à pontuação e para a aquisição de um ritmo de leitura c) interpretação, instante em que foi possível trabalhar conteúdos que levaram o aluno a aplicar maior expressividade e variação vocal às leituras; d) produção escrita, fase em que os discentes puderam melhorar a competência de escrita a partir da produção do gênero indicação de leitura; e) ensaio, momento para aprimorar a leitura oral por meio da autoavaliação de leitura; f) audiodescrição, fase em que os estudantes experimentaram uma vivência no universo da pessoa cega a partir da prática da audiodescrição. Como resultado do projeto, que se fundamentou em Ferrarezi Jr (2017) e Dalvi (2013), os estudantes passaram a ter maior interesse pelos gêneros literários e qualificaram suas leituras orais a partir de uma prática leitora mais expressiva, com variação da entonação vocal, respeito à pontuação, ritmo de leitura e consciência do ouvinte.