O ensino inclusivo compreende o desenvolvimento de uma educação apropriada e de qualidade às necessidades especiais dos alunos deficientes, em um ambiente escolar comprometido e com educadores sensibilizados com o tema. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a efetiva inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência na modalidade EJA. Apresenta uma breve exposição dos principais dispositivos legais acerca da garantia dos direitos de uma efetiva cultura de inclusão educacional das pessoas deficientes na EJA, além de uma análise sobre o multiculturalismo na educação com ênfase em deficientes jovens e adultos. Realizada através de uma pesquisa bibliográfica utilizando legislações e baseada nos pressupostos de autores que abordam a temática, de modo a possibilitar reflexões acerca da visão da educação inclusiva e esclarecer sobre a possibilidade de promover a superação de alguns obstáculos na escola, criando oportunidade de aprendizados para as pessoas jovens e adultas deficientes a fim de participarem plenamente das atividades educacionais. Portanto, o motivo deste trabalho, prende-se no processo de analisar a cultura de inclusão frente à proteção ao direito à educação das pessoas deficientes na modalidade da EJA, no que concerne a atenção de uma efetiva educação inclusiva.