A pesquisa “estado da arte” é um importante auxilio na elaboração da fundamentação teórica e possibilita a organização e análise do campo pesquisado. Essa pesquisa representa um passo fundamental para formação de docentes e para o desenvolvimento de estratégias de ensino. Apresentaremos alguns artigos, teses e dissertações que relatam a linha de pesquisa produção de material didático. Citaremos 11 periódicos, serão selecionados 3 para analisarmos detalhadamente, que contemplam o principal foco da pesquisa, que é a utilização de jogos como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem. Detectou-se semelhanças nos referencias, além disso, com relação aos seus resultados e seus eixos temáticos, mas também diversidades na escolha do material didático. Observou-se a importância da utilização de recursos que possam direcionar o discente e apoiar o professor durante suas aulas, no que diz respeito a busca pela assimilação dos conteúdos com sua realidade contextual, formando alunos que compartilhem e fundamentem seu conhecimento para o mundo e não o prendam apenas no âmbito escolar. Através de metodologias que recriem e inovem a sua pratica estudantil.