No presente trabalho, são apresentados resultados parciais de uma atividade desenvolvida em sala de aula com alunos de 1° ano integrado do ensino médio técnico em florestas, administração e agropecuária. Todos oriundos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) /Campus Teixeira de Freitas. O objetivo era analisar erros cometidos por esses alunos na resolução de questões que envolvia conceitos iniciais de função afim, à medida que o conteúdo é estudado no primeiro ano do ensino médio bem como no 9° ano do ensino fundamental, para tal foi utilizado 6 situações-problemas, distribuídas aleatoriamente, com 4 questões a serem respondidas de maneira padrão. Dentro do IF Baiano é desenvolvido o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no qual busca inserir alunos da graduação em licenciatura, nesse caso de licenciatura em matemática, no ambiente escolar, como bolsistas, e assim, constroem uma experiência antes de começarem a atuar profissionalmente. Participaram da pesquisa em média 23 alunos por sala e a atividade foi desenvolvida em duplas ou trios, em um período de 2 horas aula. Após a análise, foi percebido uma dificuldade dos alunos em compreenderem e solucionarem matematicamente situações-problemas e em utilizar conhecimentos prévios para a resolução dessas questões. Para o embasamento foram utilizados autores como Cury, Lopes e Alevato etc.