O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO 3º; 4º E 5º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48194 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 1809 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO 3º; 4º E 5º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo o papel do professor na leitura e na escrita no seu contexto de sala de aula em turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, é caberá o professor estimulas práticas de leitura diversas, levando o aluno a competências de ler, escrever e interpretar os vários gêneros textuais. Este estudo tem como percurso metodológico estudo de caso, realizado na Escola Maria das Chagas Candeia, com turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, a partir de fontes bibliográficas pesquisa tem como base teórica FERREIRO (2001), KAUFMAN (1998), RUSSO (2001), Assim, neste estudo, falamos sobre o papel do professor como orientador em sala de aula. Destacamos como deve ser visto o erro em ortografia pautado em prática tradicional, o recurso didático e pedagógico como instrumentos diversificados para auxiliar novas práticas de leitura e escrita no chão da sala de aula. Neste sentido, realizamos uma análise com questionários utilizados na pesquisa, para destacamos as concepções dos professores a respeito do conceito de leitura, recursos e material utilizados para desenvolver ações de leitura em sala de aula, o livro didático como ferramenta pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário construir práticas inovadoras do ensino de Língua Portuguesa, também com responsabilidade e acesso aos recursos didáticos necessários para promover atividade de leitura de forma dinâmica, criativa e prazerosa. Assim desenvolve-se o trabalho com o ensino da língua, da fala e da escrita de forma organizada e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e a importância de biblioteca com recurso midiáticos adequados para os docentes realizarem suas ações e projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA E ESCRITA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1809_23082018183638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "DUARTE" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48194 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 1809 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO 3º; 4º E 5º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo o papel do professor na leitura e na escrita no seu contexto de sala de aula em turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, é caberá o professor estimulas práticas de leitura diversas, levando o aluno a competências de ler, escrever e interpretar os vários gêneros textuais. Este estudo tem como percurso metodológico estudo de caso, realizado na Escola Maria das Chagas Candeia, com turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, a partir de fontes bibliográficas pesquisa tem como base teórica FERREIRO (2001), KAUFMAN (1998), RUSSO (2001), Assim, neste estudo, falamos sobre o papel do professor como orientador em sala de aula. Destacamos como deve ser visto o erro em ortografia pautado em prática tradicional, o recurso didático e pedagógico como instrumentos diversificados para auxiliar novas práticas de leitura e escrita no chão da sala de aula. Neste sentido, realizamos uma análise com questionários utilizados na pesquisa, para destacamos as concepções dos professores a respeito do conceito de leitura, recursos e material utilizados para desenvolver ações de leitura em sala de aula, o livro didático como ferramenta pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário construir práticas inovadoras do ensino de Língua Portuguesa, também com responsabilidade e acesso aos recursos didáticos necessários para promover atividade de leitura de forma dinâmica, criativa e prazerosa. Assim desenvolve-se o trabalho com o ensino da língua, da fala e da escrita de forma organizada e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e a importância de biblioteca com recurso midiáticos adequados para os docentes realizarem suas ações e projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA E ESCRITA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1809_23082018183638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "DUARTE" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }