Este trabalho tem como objetivo o papel do professor na leitura e na escrita no seu contexto de sala de aula em turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, é caberá o professor estimulas práticas de leitura diversas, levando o aluno a competências de ler, escrever e interpretar os vários gêneros textuais. Este estudo tem como percurso metodológico estudo de caso, realizado na Escola Maria das Chagas Candeia, com turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, a partir de fontes bibliográficas pesquisa tem como base teórica FERREIRO (2001), KAUFMAN (1998), RUSSO (2001), Assim, neste estudo, falamos sobre o papel do professor como orientador em sala de aula. Destacamos como deve ser visto o erro em ortografia pautado em prática tradicional, o recurso didático e pedagógico como instrumentos diversificados para auxiliar novas práticas de leitura e escrita no chão da sala de aula. Neste sentido, realizamos uma análise com questionários utilizados na pesquisa, para destacamos as concepções dos professores a respeito do conceito de leitura, recursos e material utilizados para desenvolver ações de leitura em sala de aula, o livro didático como ferramenta pedagógica. Dessa forma, faz-se necessário construir práticas inovadoras do ensino de Língua Portuguesa, também com responsabilidade e acesso aos recursos didáticos necessários para promover atividade de leitura de forma dinâmica, criativa e prazerosa. Assim desenvolve-se o trabalho com o ensino da língua, da fala e da escrita de forma organizada e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e a importância de biblioteca com recurso midiáticos adequados para os docentes realizarem suas ações e projetos.