O presente artigo visa discutir a educação em direitos humanos e a formação do sujeito de direitos a partir do referencial teórico da teoria crítica. Apesar de ser um tema complexo e profundo, mas extremamente necessário de ser refletido na atualidade, intentamos articular a necessidade de desenvolvimento de um projeto na educação escolar o qual tenha como foco a formação de sujeitos de direitos e fortalecimento da democracia. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos existe desde 2003 e muito pouco desde então foi atingido no que se refere a temática ou mesmo de educação de qualidade, equânime e promotora de proteção, promoção e defesa dos direitos humanos. Tendo como referência teórica Theodor Adorno, buscando estabelecer a relação entre a formação do sujeito de direito, a educação em direitos humanos e o papel da educação escolar enquanto promotora da emancipação, autonomia, sensibilização e humanização (superando a barbárie e o totalitarismo). Desta maneira, possibilitando atrocidades ocorridas em nossa história não voltem a ocorrer, com a formação de sujeitos de direitos com capacidade reflexiva e propulsores de resistência.