EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU-BAHIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47083 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4113 "inscrito_id" => 10741 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU-BAHIA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a Educação do/no Campo como direito da formação humana em estudantes da Escola Estadual de 1º Grau de São Francisco do Paraguaçu-Bahia. Para tanto, entre outros objetivos, visamos entender como se processa a relação do trabalho e educação na vida cotidiana dos estudantes; como a escola envolve a produção familiar e a cultura local no processo educativo, bem como suas implicações na formação humana; o modo pelo qual a comunidade participa dos projetos desenvolvidos pela escola e como esse envolvimento contribui na formação educativa. O procedimento teórico-metodológico pauta-se em uma pesquisa de campo através da adoção de questionário e entrevista como instrumento de coleta de dados, seguido de levantamento bibliográfico. Considerando as análises da pesquisa, a escola apresenta pontos positivos que integram a vida do campo e educação do/no campo, afirmando, onde as aprendizagens acumuladas no decorrer da vida são vivenciadas e valorizadas de acordo com a realidade local, mas por outro lado apresenta dificuldades em algumas questões que tratam da realidade imediata de discentes, sobretudo os que precisam desenvolver atividades laborais com vista à sobrevivência. Assim, observou-se certa limitação em desenvolver práticas escolares relacionadas à realidade histórico-social regional e os desafios de envolvimento da comunidade com a gestão e com a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIREITO, COMUNIDADE, TRABALHO, TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID10741_17092018182033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIVALDO SOARES GOMES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARIVALDO JÚNIOR" "autor_email" => "marivaldosgjunior@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47083 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4113 "inscrito_id" => 10741 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU-BAHIA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a Educação do/no Campo como direito da formação humana em estudantes da Escola Estadual de 1º Grau de São Francisco do Paraguaçu-Bahia. Para tanto, entre outros objetivos, visamos entender como se processa a relação do trabalho e educação na vida cotidiana dos estudantes; como a escola envolve a produção familiar e a cultura local no processo educativo, bem como suas implicações na formação humana; o modo pelo qual a comunidade participa dos projetos desenvolvidos pela escola e como esse envolvimento contribui na formação educativa. O procedimento teórico-metodológico pauta-se em uma pesquisa de campo através da adoção de questionário e entrevista como instrumento de coleta de dados, seguido de levantamento bibliográfico. Considerando as análises da pesquisa, a escola apresenta pontos positivos que integram a vida do campo e educação do/no campo, afirmando, onde as aprendizagens acumuladas no decorrer da vida são vivenciadas e valorizadas de acordo com a realidade local, mas por outro lado apresenta dificuldades em algumas questões que tratam da realidade imediata de discentes, sobretudo os que precisam desenvolver atividades laborais com vista à sobrevivência. Assim, observou-se certa limitação em desenvolver práticas escolares relacionadas à realidade histórico-social regional e os desafios de envolvimento da comunidade com a gestão e com a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIREITO, COMUNIDADE, TRABALHO, TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID10741_17092018182033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIVALDO SOARES GOMES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARIVALDO JÚNIOR" "autor_email" => "marivaldosgjunior@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }