O presente estudo tem como objetivo analisar a Educação do/no Campo como direito da formação humana em estudantes da Escola Estadual de 1º Grau de São Francisco do Paraguaçu-Bahia. Para tanto, entre outros objetivos, visamos entender como se processa a relação do trabalho e educação na vida cotidiana dos estudantes; como a escola envolve a produção familiar e a cultura local no processo educativo, bem como suas implicações na formação humana; o modo pelo qual a comunidade participa dos projetos desenvolvidos pela escola e como esse envolvimento contribui na formação educativa. O procedimento teórico-metodológico pauta-se em uma pesquisa de campo através da adoção de questionário e entrevista como instrumento de coleta de dados, seguido de levantamento bibliográfico. Considerando as análises da pesquisa, a escola apresenta pontos positivos que integram a vida do campo e educação do/no campo, afirmando, onde as aprendizagens acumuladas no decorrer da vida são vivenciadas e valorizadas de acordo com a realidade local, mas por outro lado apresenta dificuldades em algumas questões que tratam da realidade imediata de discentes, sobretudo os que precisam desenvolver atividades laborais com vista à sobrevivência. Assim, observou-se certa limitação em desenvolver práticas escolares relacionadas à realidade histórico-social regional e os desafios de envolvimento da comunidade com a gestão e com a escola.