Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROBLEMÁTICA DA FLUÊNCIA DE UM IDIOMA ESTRANGEIRO SOBRE OUTRO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE OUTRO IDIOMA: UMA REFLEXÃO

Palavra-chaves: AQUISIÇÃO, LÍNGUA ESTRANGEIRA, INGLÊS E ALEMÃO Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Sabe-se que é, sim, fundamental não saber apenas o inglês para se conseguir uma vaga de trabalho, mas que hoje já há a necessidade de se dominar um terceiro idioma. Nesse estudo, quando se fala da necessidade de se dominar mais um idioma para estar preparado para o mercado de trabalho, surgem perguntas, tais como: qual idioma devo aprender agora? Será que meu conhecimento de outro idioma ajudará ou será prejudicial à minha aquisição desse idioma-alvo? Este trabalho visa não apenas responder estas questões, senão também em servir como mais um material de pesquisa que fomente futuras discussões, visto que não há ainda muitas pesquisas nesse âmbito comparativo entre o alemão e o inglês, especificamente. Para tanto, é ensejo nosso evidenciar que o domínio de um segundo idioma pode, sim, ser benéfico para o aprendizado de outro. Para demonstrar isso, fazemos ao longo desse estudo uma comparação entre o inglês (americano) e o alemão (da Alemanha). Nossa escolha pela comparação desses dois idiomas justifica-se em ambos corresponderem nossas expectativas, pois as suas similitudes e disparidades linguísticas estão na medida exata para o que pretendemos trazer à reflexão. Também, pelo autor ser professor de língua inglesa e o coautor, de língua alemã. Como metodologia, seguiremos de cunho qualitativo, visto que não pretendemos mensurar a quantidade de assuntos em comum e diferentes entre as línguas em questão, ao compasso em que também seguirá os passos da pesquisa bibliográfica. Nosso referencial teórico está embasado em estudiosos da área de ensino-aprendizagem de línguas e historiologia linguística, como Kachru (1990) e Van Gelderen (2006).

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