A inserção de plataformas de hardware no ensino de disciplinas extracurriculares em escolas de ensino básico tem favorecido o uso da tecnologia em sala de aula. A exemplo disso, destaca-se a plataforma arduino como uma ferramenta didática para o ensino da robótica. Neste trabalho de natureza básica e do ponto de vista do objetivo: exploratória, pretendeu-se verificar de que forma essa plataforma tem contribuído para o ensino da robótica em escolas de ensino básico no interior do Ceará. Para realizar o levantamento dos dados foram aplicados quarenta questionários com alunos que se voluntariaram. Onde, vinte destes foram aplicados em uma escola da rede pública e os outros vinte questionários em uma escola de ensino privado. Os dados levantados receberam tratamento quantitativo. Os principais resultados encontrados demonstraram que: 1) As aulas de robótica foram essenciais para o conhecimento da plataforma arduino; 2) Os alunos envolvidos perceberam a gama de atividades que podem ser realizadas com o uso dessa plataforma; 3) A interação entre series diferentes; 4) A motivação encontrada pelos alunos para seguir na área; 5) A percepção do poder de transformação que a tecnologia possui para aprendizagem de cada indivíduo