Resumo: Segundo Ferdinand de Saussure, os Linguístas juntam-se aos Psicólogos para estudar os processos da mente (linguagens), resultando na Psicolinguística. No entanto, surgem os estudos do cognitivo e do psicomotor. Desarte, estudiosos como Piaget, Vygotsky, Levisky e outros consideram que o lúdico vai além da simples brincadeira. Por isso, o objetivo geral desponta-se da importância da intervenção através de atividades lúdicas para estudantes com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, como por exemplo: Disgrafia, Disortografia, Dislexia, Déficit de Atenção. Quanto aos objetivos específicos, focou-se na inserção de atividades lúdicas específicas, desenvolvendo habilidades do ato de ler e escrever, utilizando estratégias pedagógicas de intervenção para tal aquisição. Metodologia: Elaborou-se um mini manual lúdico, contendo dicas e sugestões, para mediar tais distúrbios e dificuldades dos educandos de 07 a 09 anos. Nesta pesquisa os resultados foram positivos para autoestima, concentração e desenvolvimento de habilidades para a leitura e a escrita.