RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade apresentar o projeto pedagógico de intervenção, no qual foi elaborado e vivenciado na disciplina de Estágio Curricular III, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG. O mesmo foi aplicado na turma do 2º ano “A”, do ensino fundamental da Escola Municipal São Camilo, localizada no município de Garanhuns, agreste meridional de Pernambuco, como o título “A Autoestima como Fator Transformador no Processo de Ensino-Aprendizagem”, visando a utilização da autoestima como ferramenta no desenvolvimento e na sua aprendizagem escolar e social dos alunado. Juntamente observamos as atribuições da Coordenação Pedagógica da referida escola, aborda questões de importância primordial para a formação do docente que poderá atuar em diversos contextos da prática educativa, o mesmo teve como objetivo descrever, sistematizar e socializar as experiências adquiridas e significadas por nós, enquanto professores em formação, acerca do ambiente escolar e da prática educativa em áreas diversas.