Durante o início do processo de escolarização, os alunos são muito curiosos e apresentam interesse pela busca de respostas acerca de diversas perguntas. Consideramos importante o desenvolvimento de habilidades que possam colocar o estudante de frente com essa produção ainda nos anos iniciais e que tenha a oportunidade de realizar pesquisas além de criar e tirar dúvidas relacionadas ao seu dia a dia. Em acordo com essas ideias, várias pesquisas sobre diferentes práticas pedagógicas para o ensino de Ciências vêm sendo discutidas nas últimas décadas, dentre elas, destacamos o Ensino de Ciências por Investigação, considerado indispensável por muitos professores para o bom desenvolvimento da aprendizagem de conhecimentos científicos (LEITE et al., 2015). A presente pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo analisar em pesquisas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências (ENPEC) como as atividades investigativas estão sendo apresentadas e qual sua importância no processo de ensino e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, para isso realizamos o levantamento nas atas do ENPEC dos últimos 5 anos e localizamos 5134 trabalhos nas áreas do evento, dentre esses encontramos 7 que abordassem o desenvolvimento de atividades investigativas nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebemos que a utilização desse tipo de atividade pode promover diversas habilidades significativas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, como a curiosidade, o pensamento crítico, levantamento de hipóteses, análise de dados e procedimentos, características essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem mais expressiva dos alunos