Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ERA UMA VEZ... E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, TEMPORALIDADES, PERTENCIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47282
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4352
    "inscrito_id" => 11168
    "titulo" => "ERA UMA VEZ... E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA"
    "resumo" => "Apresentamos o resultado das atividades realizadas durante o Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Era uma Vez... e a construção histórica”, que aconteceu entre os meses de abril e julho de 2008, na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Centro Pedagógico. A oficina foi constituída por 27 crianças alfabetizadas dos três primeiros anos do Primeiro Ciclo de formação humana, com idades que variavam entre 6 e 9 anos. A oficina ocorreu uma vez por semana, no período diferente daquele em que os alunos tinham aulas regulares, durante implantação do projeto de Escola Integral no Centro Pedagógico da UFMG. A ideia para proposição do GTD surgiu das aulas de TI – Tópicos Integrados, em que a professora Cristiane Maria Magalhães, como Historiadora, percebeu as dificuldades das crianças do primeiro ciclo em identificarem as temporalidades da História. Notou-se, ainda, que muitas delas não conheciam a trajetória familiar e, ao mesmo tempo, não se viam como agentes produtoras de História. Assim, o GTD foi proposto para atender a esses requisitos e aceito pelo Ciclo Básico com a participação do professor Otávio, formado em Ciências, que além de agregar novos conhecimentos possibilitava trabalhar com um grupo maior de alunos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, TEMPORALIDADES, PERTENCIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID11168_17092018213851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristmag@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47282
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4352
    "inscrito_id" => 11168
    "titulo" => "ERA UMA VEZ... E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA"
    "resumo" => "Apresentamos o resultado das atividades realizadas durante o Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Era uma Vez... e a construção histórica”, que aconteceu entre os meses de abril e julho de 2008, na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Centro Pedagógico. A oficina foi constituída por 27 crianças alfabetizadas dos três primeiros anos do Primeiro Ciclo de formação humana, com idades que variavam entre 6 e 9 anos. A oficina ocorreu uma vez por semana, no período diferente daquele em que os alunos tinham aulas regulares, durante implantação do projeto de Escola Integral no Centro Pedagógico da UFMG. A ideia para proposição do GTD surgiu das aulas de TI – Tópicos Integrados, em que a professora Cristiane Maria Magalhães, como Historiadora, percebeu as dificuldades das crianças do primeiro ciclo em identificarem as temporalidades da História. Notou-se, ainda, que muitas delas não conheciam a trajetória familiar e, ao mesmo tempo, não se viam como agentes produtoras de História. Assim, o GTD foi proposto para atender a esses requisitos e aceito pelo Ciclo Básico com a participação do professor Otávio, formado em Ciências, que além de agregar novos conhecimentos possibilitava trabalhar com um grupo maior de alunos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, TEMPORALIDADES, PERTENCIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID11168_17092018213851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristmag@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apresentamos o resultado das atividades realizadas durante o Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Era uma Vez... e a construção histórica”, que aconteceu entre os meses de abril e julho de 2008, na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Centro Pedagógico. A oficina foi constituída por 27 crianças alfabetizadas dos três primeiros anos do Primeiro Ciclo de formação humana, com idades que variavam entre 6 e 9 anos. A oficina ocorreu uma vez por semana, no período diferente daquele em que os alunos tinham aulas regulares, durante implantação do projeto de Escola Integral no Centro Pedagógico da UFMG. A ideia para proposição do GTD surgiu das aulas de TI – Tópicos Integrados, em que a professora Cristiane Maria Magalhães, como Historiadora, percebeu as dificuldades das crianças do primeiro ciclo em identificarem as temporalidades da História. Notou-se, ainda, que muitas delas não conheciam a trajetória familiar e, ao mesmo tempo, não se viam como agentes produtoras de História. Assim, o GTD foi proposto para atender a esses requisitos e aceito pelo Ciclo Básico com a participação do professor Otávio, formado em Ciências, que além de agregar novos conhecimentos possibilitava trabalhar com um grupo maior de alunos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.