O presente artigo é parte integrante da monitoria desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem. Objetiva-se com este texto, por meio de um estudo bibliográfico e exploratório, identificar e descrever o diálogo entre os teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem estudados na disciplina e a importância da atividade de monitoria para a compreensão desse diálogo. A metodologia do trabalho está embasada na pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008) e a discussão dos teóricos Dantas (2014) & Frison (2016). Também será aplicado um questionário aos discentes que foram monitores da disciplina para compreender os impactos dessa atividade em sua formação inicial. Esse estudo ainda incipiente, busca discutir a importância da monitoria para o processo de aprendizagem de discentes de um curso de licenciatura. Através de um resgate histórico da atividade de monitoria no Brasil e no mundo, da legislação adotada pela universidade em questão e a especificidade da monitoria na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem.