Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PROCESSOS FORMATIVOS, IDENTIDADE DO PROFESSOR. Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48735
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 517
    "titulo" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como tema Professores de Ciências da Natureza: qual a sua identidade? uma abordagem técnico-pedagógica da prática docente. Nele, pretende-se abordar sobre de que forma as disciplinas pedagógicas influenciam na construção da identidade do ser professor nas Licenciaturas de Ciências da Natureza, pois é constante muitos dos licenciandos se identificarem mais com as disciplinas específicas da sua área de atuação em relação as disciplinas pedagógicas, que são próprias das licenciaturas o que proporciona conflitos na práxis. Isto certamente é influenciado por muitos fatores dentre ele podemos destacar o currículo existente nas maiorias Instituições de Ensino Superior, onde favorecem mais os conteúdos específicos de sua área em relação aos conteúdos que dão suporte para a docência, muitos estudantes não se identificam com a licenciatura. O público alvo deste trabalho são estudantes das Licenciaturas em Biologia, Física e Química do Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias e do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. A forma de coleta de dados para esta pesquisa será a aplicação de questionário semiaberto, através do qual pretendemos obter informações sobre a percepção dos alunos no que se refere ao objeto de estudo.  O método de tratamento dos dados será o da análise de conteúdo, visto que a pesquisa em questão será realizada sob a forma de estudo de caso. Espera-se que este trabalho possa proporcionar reflexões e ações que venham a contribuir no que se refere a formação inicial de professores não somente para as Licenciaturas em Ciências da Natureza como nas demais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PROCESSOS FORMATIVOS, IDENTIDADE DO PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID517_24082018170659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48735
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 517
    "titulo" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como tema Professores de Ciências da Natureza: qual a sua identidade? uma abordagem técnico-pedagógica da prática docente. Nele, pretende-se abordar sobre de que forma as disciplinas pedagógicas influenciam na construção da identidade do ser professor nas Licenciaturas de Ciências da Natureza, pois é constante muitos dos licenciandos se identificarem mais com as disciplinas específicas da sua área de atuação em relação as disciplinas pedagógicas, que são próprias das licenciaturas o que proporciona conflitos na práxis. Isto certamente é influenciado por muitos fatores dentre ele podemos destacar o currículo existente nas maiorias Instituições de Ensino Superior, onde favorecem mais os conteúdos específicos de sua área em relação aos conteúdos que dão suporte para a docência, muitos estudantes não se identificam com a licenciatura. O público alvo deste trabalho são estudantes das Licenciaturas em Biologia, Física e Química do Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias e do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. A forma de coleta de dados para esta pesquisa será a aplicação de questionário semiaberto, através do qual pretendemos obter informações sobre a percepção dos alunos no que se refere ao objeto de estudo.  O método de tratamento dos dados será o da análise de conteúdo, visto que a pesquisa em questão será realizada sob a forma de estudo de caso. Espera-se que este trabalho possa proporcionar reflexões e ações que venham a contribuir no que se refere a formação inicial de professores não somente para as Licenciaturas em Ciências da Natureza como nas demais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PROCESSOS FORMATIVOS, IDENTIDADE DO PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID517_24082018170659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo tem como tema Professores de Ciências da Natureza: qual a sua identidade? uma abordagem técnico-pedagógica da prática docente. Nele, pretende-se abordar sobre de que forma as disciplinas pedagógicas influenciam na construção da identidade do ser professor nas Licenciaturas de Ciências da Natureza, pois é constante muitos dos licenciandos se identificarem mais com as disciplinas específicas da sua área de atuação em relação as disciplinas pedagógicas, que são próprias das licenciaturas o que proporciona conflitos na práxis. Isto certamente é influenciado por muitos fatores dentre ele podemos destacar o currículo existente nas maiorias Instituições de Ensino Superior, onde favorecem mais os conteúdos específicos de sua área em relação aos conteúdos que dão suporte para a docência, muitos estudantes não se identificam com a licenciatura. O público alvo deste trabalho são estudantes das Licenciaturas em Biologia, Física e Química do Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias e do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. A forma de coleta de dados para esta pesquisa será a aplicação de questionário semiaberto, através do qual pretendemos obter informações sobre a percepção dos alunos no que se refere ao objeto de estudo. O método de tratamento dos dados será o da análise de conteúdo, visto que a pesquisa em questão será realizada sob a forma de estudo de caso. Espera-se que este trabalho possa proporcionar reflexões e ações que venham a contribuir no que se refere a formação inicial de professores não somente para as Licenciaturas em Ciências da Natureza como nas demais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.