O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo realizar um levantamento e análise das produções bibliográficas acerca da gestão democrática como princípio de organização da educação pública no Brasil, cujos trabalhos foram publicados no portal de periódicos online da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) a partir de 1996 em diante. O limite temporal a ser observado neste estudo parte do ano de 1996 a 2014. Quanto à metodologia é quanti-quali, pois compreende de dois momentos: 1) levantamento quantitativo do material bibliográfico encontrado nesse portal e 2) apreciação desse material a partir da análise do conteúdo proposta por Bardin (1977). Por fim, constatamos que desde então muito se pesquisou e se escreveu sobre essa temática, de forma que não faltam livros, artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso sobre a temática em questão, o que comprova que esse princípio, implantado em meados da última década do século XX, acabou se constituindo num amplo campo de conhecimento interdisciplinar. Muito do que se escreveu acabou servindo como referencial não só para os estudos acadêmicos, mas para os formuladores e implantadores de políticas, seja em nível local ou central. Além disso, a partir do levantamento das diferentes publicações é possível sistematizar e classificar as principais tendências teóricas e metodológicas dos pesquisadores que produzem e publicam seus trabalhos.