Por meio do presente estudo, procuramos identificar através da leitura dos autores René Descartes, Immanuel Kant e Michel Foucault as suas contribuições e críticas junto à Educação, aos processos educativos e às práticas disciplinares, estas visando objetivamente a nos fornecer ferramental teórico contributivo para auxiliar na reflexão da problemática que envolve as questões da reprodução da violência no ambiente escolar. Assim, tomamos como metodologia a revisão bibliográfica das obras elencadas. Mediante as ideias dos autores examinados, percebemos que de fato cada um especificamente oferece um ponto de ancoragem para que venhamos, a partir de uma percepção filosófica/teórica discernir mais adequadamente acerca da problematização da educação brasileira, levando-nos a concluir que será necessário uma reestruturação diagnóstica, a fim de primeiro visualizarmos o problema adequadamente, condição essa primordial para se alcançar as soluções que estão por advir e a influenciar nas reformas da educação brasileira, incluindo as curriculares. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.