Este texto surge a partir de nosso contato com os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas da rede municipal de ensino de dois municípios circunvizinhos da cidade de PenedoAL. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública, sendo duas do município de Porto Real do Colégio e uma do município de Igreja Nova, essas instituições estão sendo denominadas neste trabalho como A, B e C, optamos por não identificar as escolas para manter o anonimato dos sujeitos investigados. Nesse sentido, o objetivo foi identificar como é realizada a educação inclusiva, em escolas públicas dos municípios mencionados, baseando-se no Projeto Político Pedagógico. A metodologia da pesquisa baseou-se no método de análise documental e entrevistas referentes à educação inclusiva e ao PPP, através de questionários semiestruturados. Assim, realizou-se quatro entrevistas, com duas diretoras, um intérprete e uma docente de LIBRAS. Sobre a concepção de educação contida no PPP da Escola (A e C), ambos se assemelham, pois estão centrados na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Acerca da inclusão no PPP da escola B o intérprete mencionou não existir o documento na instituição. Apesar de mencionar a educação inclusiva, a disciplina de LIBRAS não está inserida no currículo da Escola C. De maneira geral, mesmo existindo diversas discussões e leis a respeito da transversalidade entre educação inclusiva e gestão participativa, em ambas as escolas esse fato é inexistente, pois o descaso com o documento é refletido nas raras tentativas de ações de inclusão.