Este artigo é um recorte de um trabalho monográfico, onde é investigado o ensino de tabuada, a partir de uma nova perspectiva, o que provoca uma expansão nos debates acerca dessa temática, que ainda cabe muita reflexão e análise no cenário educacional brasileiro. A investigação científica centrou-se em um levantamento das mais acentuadas dificuldades encontradas na educação matemática, destacando a importância de analisar o ensino das quatro operações básicas da aritmética com números naturais e a utilização da tabuada para memorizar os principais resultados dessas operações. Nesta pesquisa ficou evidenciado que o domínio da tabuada reflete na aprendizagem da maioria dos conteúdos do Ensino Fundamental e, portanto, requer diferentes metodologias de ensino para garantir a aprendizagem de tal conteúdo. Foram privilegiadas as técnicas de uma pesquisa de campo que utilizou questionários com professor e alunos para investigar e diagnosticar como os alunos ingressam no 7º ano do Ensino Fundamental e saber qual a concepção dos professores sobre o ensino da tabuada. A investigação se deu na Escola Estadual Adriano Jorge localizada no município de Arapiraca-AL no ano de 2017. Os resultados demostraram um fraco nível de aprendizagem dos alunos pesquisados com o conteúdo da tabuada e alertou para a necessidade de capacitar os professores para utilizarem metodologias de ensino que trabalhem nas séries iniciais a memorização da tabuada junto com a compreensão das propriedades das operações. Esperamos que as discussões e os resultados apresentados neste trabalho sirvam para nortear novas pesquisas sobre o ensino da tabuada.