Resumo: Os últimos anos vêm sendo marcados por grandes mudanças, muitas destas, são inovações positivas como acontece no campo da tecnologia, da integração mundial a partir da globalização. Mas também é possível elencar grandes problemáticas, a exemplo das questões ambientais e políticas, da desigualdade social e educacional, além do sistema econômico perverso contribuindo para uma sociedade excludente arraigada de problemas. Assim, a escola não está isenta dos reflexos diretos desta realidade. O objetivo da pesquisa é analisar as características da Geografia escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, Guarabira-PB, assim como entender a importância da práxis no processo ensino/aprendizagem ocorridos na escola. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa envolveram aspectos qualitativos e quantitativos, para melhor compreender a dinâmica instalada no âmbito do ensino de Geografia da rede estadual de ensino médio pertencente à escola José Soares de Carvalho, Guarabira-PB. Para fundamentar a argumentação teórica serão consideradas referencias biográficas baseada nas ideias de alguns autores da área. Em seguida, realizou-se os procedimentos da pesquisa de campo, na referida escola, com a finalidade de conhecer e construir uma proximidade com os educandos e professores, Pode-se concluir que A pesquisa possibilitou entender a práxis pedagógica trabalhada na sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, o que mostra uma boa interação com as temáticas do dia a dia e a contextualização dos conteúdos abordados, sendo necessário, ainda, dar continuidade a esta visa mais crítica da realidade para possibilitar a emancipação dos discentes.