Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado na creche Elizabete Gomes da Silva na sala do Pré-escolar II desenvolvido em dois momentos: a observação e a intervenção docente. Para cada momento foi determinado 20 horas semanais. Na observação elaboramos uma analise criteriosa para o conhecimento do contexto escolar e da pratica pedagógica das professoras responsáveis pela Educação Infantil (Pré-escolar II). Na coleta dos dados nos valemos de consultas a documentos oficiais e institucionais, conversa informal com as professoras e observações na sala de aula para subsidiar a construção da proposta pedagógica. A partir dos dados coletados, elaboramos uma sequência didática tendo como temática Brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje, pensando a atividade lúdica como recurso didático fundamental para desenvolver na criança sua capacidade de brincar, imaginar, fantasiar, aprender, experimentar, interagir, dentre outras. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), BNCC (2018) Oliveira (2000), Pimenta, S. Lima, Moro (2004), Freire (1987), entre outros. Essa experiência foi gratificante e de grande importância para nossa formação acadêmica inicial, não só por promover a interação com profissionais da educação, mas principalmente porque foi possível colocar em prática os conhecimentos acumulados no curso de Pedagogia e a certeza de que, é por meio da reflexão critica sobre a pratica pedagógica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (Freire, 1987).

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