Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II.

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, FILO ARTRÓPODE, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46644
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1832
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => """
      BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA\r\n
      APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II.
      """
    "resumo" => """
      O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande\r\n
      capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância\r\n
      proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a\r\n
      manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade\r\n
      morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta\r\n
      dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala\r\n
      de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar\r\n
      referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como\r\n
      facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com\r\n
      elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na\r\n
      Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta\r\n
      por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada,\r\n
      exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado\r\n
      observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes,\r\n
      constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um\r\n
      excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos\r\n
      estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os\r\n
      alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas\r\n
      informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e\r\n
      familiar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, FILO ARTRÓPODE, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4556_08092018214110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46644
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1832
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => """
      BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA\r\n
      APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II.
      """
    "resumo" => """
      O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande\r\n
      capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância\r\n
      proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a\r\n
      manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade\r\n
      morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta\r\n
      dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala\r\n
      de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar\r\n
      referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como\r\n
      facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com\r\n
      elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na\r\n
      Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta\r\n
      por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada,\r\n
      exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado\r\n
      observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes,\r\n
      constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um\r\n
      excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos\r\n
      estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os\r\n
      alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas\r\n
      informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e\r\n
      familiar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, FILO ARTRÓPODE, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4556_08092018214110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada, exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes, constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e familiar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.