O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande
capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância
proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a
manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade
morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta
dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala
de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar
referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como
facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com
elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na
Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta
por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada,
exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado
observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes,
constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um
excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos
estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os
alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas
informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e
familiar.