O conteúdo temático é extremamente importante na produção de um texto, uma vez que ele é definido como um conjunto de informações que são explicitamente apresentadas no corpo do texto, traduzidas pelas unidades declarativas da língua que partem dos conhecimentos experienciais, armazenamos e organizados na memória do produtor/ autor de textos. Entretanto no Ensino Médio nem sempre há uma base de orientação adequada para a escrita da temática do texto. Por vezes, percebe-se nas escolas a presença de fragmentos de textos que circulam na sociedade, sem referências, sem condições necessárias para que o aluno mobilize os saberes/ unidades temáticas. Diante disso, o presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal consistiu em investigar a base de orientação docente para a escrita dos textos dissertativo-argumentativos, com foco na mobilização do conteúdo temático. A colabora da pesquisa é uma docente que atua no Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública do interior da Paraíba, e nossos dados são constituídos através da observação das aulas sobre escrita e o diário de campo da pesquisadora. Nosso aparato teórico tem como base a perspectiva socio-interacionista de linguagem (ANTUNES,2003, GERALDI,1997,MARCUSCHI, B e LEAL, 2010) o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008); Perez (2014). Os resultados revelam que a maior preocupação docente em relação à escrita dos alunos é com a estrutura composicional do texto dissertativo-argumentativo em detrimento das condições de produção textual e que a base de orientação para a mobilização do conteúdo temático é precária.