O presente trabalho trata-se de uma reflexão teórica, que versa sobre a importância da Educação Cientifica na formação do professor de Ciências. Ao que se percebe, a escola, enquanto espaço de mediação de conhecimentos, tem contribuído massivamente para “mitificação” e “especialização” da ciência, ao passo que, tem perpetuado o ensino com caráter dogmático. Desta forma, o ensino, do modo que tem sido ofertado, conduz os sujeitos a continuarem cada vez mais alienados para aceitarem as relações de desigualdade, de “produtor do conhecimento” e “consumidor”. Percebe-se a urgência em se romper com o cultural ensino memorístico e que as academias repensem a consolidação do seu papel, privilegiando a formação em detrimento da restrição a mera transmissão de informação, e permitam a transposição do conhecimento para além de “seus muros”. E que, a ciência, seja compreendida como uma forma de apreender o mundo e atuar sobre ele. Assim, ao Educar Cientificamente os professores devem priorizar a compreensão dos conceitos científicos em constante processo de construção, reconstrução e ressignificação a partir de situações e contextos que dialogam e aproximam educador e educando da realidade em que estão inseridos.