O ingresso no ensino superior sempre será um desafio inerante à realidade brasileira, e isso evidencia a barreira do país na graduação de os discentes escolherem o curso mais alinhado ao perfil pessoal e, essencialmente, consigam concluir o curso superior com segurança, lealdade e responsabilidade social suficiente na completude para atender as demandas sociais, políticas, econômicas e culturais do mercado de trabalho. Assim, este artigo descreve alguns aspectos trabalhados de uma pesquisa bibliográfica de base quantitativa com cunho exploratória sobre a queda nas matrículas no Ensino Superior do país, de modo a comparar com um estudo de caso nos cursos de Engenharias no Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista-BA, tendo o banco de dados adquiridos da Coordenação dos Registros Escolares (CORES) no período de 2010 a 2017, a fim de instruir e evidenciar ao corpo docente e ao público externo da sociedade esse fato social que pode ascender de forma a comprometer o país no futuro e as próprias instituições. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para que os discentes reflitam sobre o seu papel incessante no ensino superior do país, de modo a tornar o ambiente acadêmico mais atraente e propício à experimentação e à criatividade.