Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que visa apontar as multifaces que podem ser utilizadas em Metodologias para o Ensino de Ciências Exatas e da Natureza, incorporadas com os métodos usados em Educação Inclusiva. Em especial, nos referimos às instruções de crianças e adolescentes diagnosticados ou não com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Partimos do pressuposto de que as avaliações corriqueiras, feitas por parte do quadro docente nas redes de ensino, podem remeter a um falso diagnóstico de casos com TDAH, ou a banalização de intervenção profissional que visam o acompanhamento desses sujeitos, gerando desassistência. Geralmente, essa é a causa de atraso no aprendizado ou até mesmo estagnação cognitiva. Desta forma, iremos fazer uma breve menção a respeito da evolução da estrutura escolar, as mudanças ocorridas no sistema educacional e os pressupostos da educação inclusiva. Para isso, faremos um corte histórico de 1960 até a época atual, e o que estas transformações colaboraram com a transição de uma cultura de caráter discriminatório para com os que possuem necessidades educacionais.