Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE CITOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR O ENSINO DE BIOLOGIA A ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR FLORIANO CAVALCANTE – NATAL / RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CITOLOGIA, EXPERIMENTO, BIOLOGIA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Durante as últimas décadas, dados apontam uma baixa nos índices de eficiência da educação básica. Os números são ainda mais críticos na área das ciências. O ensino tradicional apresenta falhas durante o processo de aprendizagem, dando margem para o abstratismo. Nessa perspectiva, emerge a necessidade de serem desenvolvidas estratégias que contornem os obstáculos e eleve a qualidade do ensino. Didaticamente, uma ferramenta eficiente para a resolução dessa problemática é a utilização de experimentos. Fundamentado em tais afirmações, foram ministradas aulas laboratoriais de citologia para os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e promover a integração entre teoria e prática. Estas consistiram na análise e diferenciação morfológica das células animais e vegetais, além de propiciar aos estudantes noções básicas de manuseio ao microscópio. Resultou em um feedback positivo à proposta idealizada, validando os benefícios do uso de novos estratégias pedagógicas ao ensino e mostrando a capacidade da prática de intensificar o processo aprendizagem. Em relação ao conteúdo de citologia, observou-se através do comparativo do conhecimento prévio com a verificação da aprendizagem pós-atividade que foi garantido uma melhora qualitativa e quantitativa à aprendizagem. Todavia, apesar dos benefícios inquestionáveis que a aula trouxe ao alunado, é importante que o professor saiba analisar seus dados na íntegra. Alguns dados foram capazes de evidenciar concepções alternativas oriundas da teoria e que carecem de atenção.

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