O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, fruto do desenvolvimento do plano de ação realizado no Projeto de Bolsas de Extensão (PROBEX), na Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo geral apresentar os resultados iniciais obtidos durante a atuação no referido projeto, que está em andamento, e tem sido desenvolvido em ambientes virtuais. Nosso objeto de estudo é a EJA, aqui compreendida como um direito humano inalienável, conforme explicita a Constituição Federal de 1988, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que utilizamos as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para a ampliação das possibilidades de aprendizagem deste público. Os dados apresentados foram analisados quanti-qualitativamente nos baseando nos resultados numéricos obtidos no processo de desenvolvimento do projeto, à luz do referencial teórico selecionado durante a pesquisa bibliográfica que fundamenta este trabalho. Concluímos, portanto, que realizamos um novo modo de fazer extensão, considerando o contexto e a realidade social atual, utilizando os aspectos positivos da globalização a favor da melhoria dos processos educativos no Brasil e no mundo, não colocando a tecnologia ou a informação como o cerne dos processos educativos, mas como um dos meios para a promoção da aprendizagem significativa, cumprindo seu papel social. Ou seja, em vieses práticos contribuímos para a formação de formadores, educadores, gestores, estudantes e o público em geral interessado no campo da EJA.