Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISPOSITIVOS E O CONTEMPORÂNEO: O USO DOS CONCEITOS DE AGAMBEN COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Palavra-chaves: CONTEMPORÂNEO, DISPOSITIVO, ÉTNICO-RACIAL Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O filósofo Giorgio Agamben discute os conceitos de “Contemporâneo” e “Dispositivo” numa leitura que perpassa Hegel, Foucault, Platão, Aristóteles, Hyppolite, Friedrich Nietzsche, Mandel’stam entre outros pensadores. Trabalhando numa perspectiva para a educação étnico-racial, propomos um dialogo entre os conceitos discutidos por Giorgio Agamben, em sua obra intitulada: “O que é o contemporâneo? E outros ensaios” (2009), com o filme “Quilombo” de 1984, que nos traz uma representação da resistência negra à escravidão no Nordeste do Brasil no século XVII. Tendo o objetivo de buscar nesta relação, contribuições para o ensino da história das resistências e da cultura negra no território brasileiro, procedemos metodologicamente, adotando os conceitos discutidos por Agamben, como ferramentas de análise, no dialogo entre o filme e o ensino étnico-racial. Encontrando perpetrado nestes a coexistência do Contemporâneo e dos dispositivos.

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