Resumo: Intensificar o trabalho docente com perspectivas para formação de pedagogos é de extrema importância na atualidade. Assim, essa investigação tem como objetivo destacar a importância dessa influência da prática, enfocando as metodologias que podem ser adotadas e aplicadas nos momentos de ministrações de conteúdos em sala de aula. Ainda visa mostrar a relevância dessa práxis na aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino, superior na turma do curso de Pedagogia. Como metodologia, realizamos observação e registros fotográficos, além de leituras teóricas. A pesquisa já concluída revela o quanto é importante desenvolver aulas práticas, junto à teoria para melhores aprendizados na formação do pedagogo destacando que o docente pode ser referencial para os discentes. Desse modo o uso das práticas pedagógicas complementam os valores acadêmicos, tornando-se um grande suporte na base dos profissionais da educação e formação docente, suprindo as lacunas de silenciamento, e possibilitando aos aprendizes novas significações de aprendizagem, com informações democráticas para um ensino-aprendizagem contextualizado, com um contínuo processo de reflexões e questionamentos críticos resgatando a criticidade e criatividade dos alunos na condição de problematizar e dialogar o saber para a transformação do sistema acadêmico, com o intuito de articular todos que estão envolvidos no universo da formação de professores